#pareceóbvio, mas existem muitas empresas e donos de negócios que não possuem uma imagem que os represente de forma adequada

O que torna a sua empresa especial e única? Em meio à concorrência, qual a primeira forma que a sua empresa se comunica com o público? A primeira coisa que faz com que você seja destacado entre os outros é a sua identidade visual. É ela que dá ao seu potencial cliente a primeira ideia sobre o seu negócio.

 

Logo, a identidade visual de uma empresa representa como ela se posiciona frente ao mercado e define a forma como o público a enxerga. É assim que você transmite sua atuação e seus valores e é por isso que ter uma identidade visual de qualidade é essencial para um dono de negócio que realmente queira se apresentar ao público de maneira profissional, como uma empresa sólida e confiável.

Quais itens fazem parte de uma identidade visual?

A identidade visual de uma empresa é formada por diversos elementos, e não somente um logo, como algumas pessoas pensam. O logotipo, as cores, a tipografia escolhida, os itens de papelaria (cartão de visita, flyer, pasta, envelope, folder, etc), as redes sociais, o site e a forma como a se comunica: tudo isso define uma identidade.

 

Cada um desses itens deve ser muito bem pensado e desenvolvido com base nos valores e na essência da empresa. É muito importante que exista coerência entre eles, de modo que conversem entre si.

Como desenvolver uma boa identidade visual para o seu negócio

Primeiro, comece perguntando a si mesmo: quem eu sou e por que estou aqui? Parece óbvio, mas algumas empresas ainda não sabem a importância de conhecer a si mesma.  E isso é fundamental para que você possa compartilhar esse conhecimento de forma assertiva com o profissional ou a equipe que desenvolverá a sua identidade.

 

Além disso, sua identidade deve transmitir adequadamente aquilo que você deseja que o seu cliente saiba sobre você. Por isso, ao responder o briefing, seja sincero, conte sua história, fale sobre seus objetivos, seus pontos fortes e fracos e tudo que você considerar relevante para a criação de logo. É o logotipo que vai ser a representação e a síntese de todas as informações coletadas. E é a partir daí que todas as outras peças serão desenvolvidas.

A primeira impressão é a que fica

Outra coisa que é preciso ter em mente é que uma imagem bem construída é capaz de encantar à primeira vista. E, mais do que isso, ficar guardada na memória do seu cliente. Quando a identidade visual é boa, além de chamar atenção, leva a sensações confiança, conceito de qualidade, experiência e idoneidade.

 

Então, não tem segredo. Uma comunicação visual é o que te posiciona, o que pode te levantar ou te deixar no limbo.