Com a concorrência feroz e os clientes cada vez mais antenados e exigentes, o marketing digital passou a ser obrigatório para qualquer tipo de empresa

Já faz um tempo que o marketing digital deixou de ser apenas uma sugestão e passou a fazer parte das ações obrigatórias de qualquer negócio. Com o mundo cada vez mais digital, não estar presente nas redes é quase como um autoflagelo, seja qual for o tamanho da empresa.

 

Uma pequena empresa, um profissional autônomo ou um MEI tende a pensar que esse tipo de investimento é supérfluo, principalmente considerando as dificuldades econômicas a que todos nós estamos expostos nos últimos tempos. No entanto, equivoca-se quem pensa dessa forma!

 

O marketing digital tem sido a razão de muitas empresas se reerguerem e de muitos profissionais atingirem resultados surpreendentes. Isto é, estratégias bem pensadas e com o direcionamento correto podem ser a saída pra você que terminou o último mês com “as calças na mão”.

 

Não é mágica, é um trabalho de formiguinha. Mas é possível ter um retorno rápido com um investimento baixo 🙂

 

Então, dá uma conferida aí nos principais motivos que reunimos pra te ajudar a decidir.

5 motivos para investir em marketing digital

  • Motivo 1 – baixo investimento inicial

Investir em marketing digital é muito barato considerando o altíssimo custo de se anunciar na mídia tradicional ou mídia offline, que está cada vez mais distante da realidade de profissionais autônomos ou donos de pequenos negócios. E essa distância se dá não somente pelo preço exorbitante, mas também porque o marketing digital está aí para todos – TODOS mesmo.

 

  • Motivo 2 – você fala diretamente ao público certo

O marketing digital possibilita uma segmentação muito mais precisa do seu público. Ou seja, o seu dinheiro suado vai ser investido para você se comunicar com as pessoas que realmente poderão se interessar pelo seu negócio.

E tem mais! Além de falar com as pessoas certas, você passa a conhecer muito melhor as características e peculiaridades do seu público, podendo personalizar e aperfeiçoar a sua comunicação para atingir resultados cada vez melhores.
  • Motivo 3 – você é encontrado com muito mais facilidade

Com você é assim, comigo também, e com todo mundo também é: quando a gente tem uma dúvida ou precisa resolver um problema, a gente procura no Google.

 

Se você não estiver lá, ninguém vai te encontrar. Mas quando você dá atenção ao marketing digital, você se torna presente e ter uma presença online é fundamental para atrair novos clientes.

 

Ser encontrado no Google, ser ativo nas redes sociais e ter um site são estratégias muito importantes e essenciais na vida de qualquer empreendedor! Não é caro e não é impossível, mesmo pra você que é autônomo, profissional liberal, MEI ou é dono de um negócio em crescimento.

 

  • Motivo 4 – torne-se referência na sua região e crie vantagem competitiva

Quem você acha que vai sair na frente da concorrência: aquele que espera sentado o cliente chegar ou aquele que se mostra presente e capaz de resolver o problema das pessoas? Qual desses dois você quer ser?

 

Muitas empresas ainda não se ligaram em como o marketing digital pode fazê-las crescer e é aí que está a sua oportunidade.

Se o seu concorrente é daqueles que espera sentado, você vai se tornar referência na sua área porque terá um alcance maior e retorno em muito menos tempo! Essa é uma das suas maiores vantagens competitivas.

 

Assim, uma empresa que dá valor ao marketing digital já larga na frente, porque se diferencia no mercado com a geração de conteúdo de qualidade que poderá ajudar seu cliente a solucionar problemas, além de estabelecer uma reputação e tornar-se autoridade no assunto!

 

  • Motivo 5 – a análise dos resultados pode ser feita com clareza:

Como a gente falou antes, o marketing digital ajuda a conhecer melhor o seu público e as suas características e assim é possível direcionar os seus esforços para falar diretamente com quem interessa.

 

Além do que, essa mesma precisão existe na hora de analisar os resultados das suas ações.

Quer um exemplo? Vamos lá!

Há um tempo atrás você estaria divulgando seu negócio com um panfleto. Você sabe quantas peças foram impressas, mas não sabe quantas foram entregues, muito menos quantas foram lidas e jamais saberá quantos desses panfletos geraram venda.

 

Hoje, você tem a possibilidade de enviar, por exemplo, um e-mail marketing para os clientes certos (que agora você já sabe quem são). Nesse tipo de ação, você sabe exatamente quantas pessoas receberam, quantas abriram o e-mail, quantas clicaram e em quais links e quantas pessoas compraram no seu site a partir do recebimento deste e-mail.

 

Isso é só UM exemplo. Ainda, dá pra monitorar com muita precisão o comportamento do seu público no seu site, nas redes sociais, saber o desempenho dos seus anúncios online…

 

Com essa observação, você vibra com os resultados positivos e ainda consegue enxergar direitinho possíveis falhas que servirão para aperfeiçoar todo o processo, alcançar cada vez mais gente e se tornar cada vez maior.

Quem não é visto não é lembrado: marque presença no mundo digital

Agora que você entendeu porque é tão urgente ter o marketing digital como seu aliado, tá na hora de começar!

Lembre-se: esteja presente, marque a memória do seu público, amplie o seu alcance e veja os resultados chegando.